Seu site esta preparado para um grande número de acessos?
É muito comum nos depararmos com sites de grandes campanhas publicitárias extremamente lentos ou até mesmo fora do ar.
Para quem busca uma resposta ou até mesmo um responsável por este desastre, a reposta é bem simples. E acredite, na maioria das vezes a culpa não é da TI. No momento do planejamento da campanha, alguém, geralmente a agência de publicidade ou o marketing, esqueceu de convidar a TI responsável pelo suporte ou hospedagem do website que servirá como principal destino da campanha. O convite era apenas para perguntar o seguinte:
Estamos com uma campanha e estimamos que o site receba X acessos ( X= quantidade de acessos simultâneos no site estimados para campanha).
Aqui vai uma lista de tarefas que pode te ajudar:
1) Estime quantos acessos a sua campanha irá promover. Quando as campanhas são promovidas por midias pagas como Google Adwords, entre outras. Elas oferecem uma estimativa em suas ferramentas de gestão.
Caso a origem seja por meio de alguma origem orgânica ou até mesmo de referência. Ai exige um estudo mais profundo. De preferência realizado por um especialista em planejamento de campanhas digitais.
Campanhas cujo a origem do trafego seja e-mail marketing, basta o recomendável é estimar uma taxa de 10% do trafego total nas duas primeiras horas, as demais geralmente são espaçadas ao longo de 3 dias. Claro, essa média é muito relativa ao público alvo e principalmente do o quanto segmentada a sua base de dados.
2) Calcule quantos acessos simultâneos o site terá a cada 5 minutos ao longo da campanha;
3) Solicite um teste de performance (Stress Test) do seu website com base na quantidade de acessos para sua TI.
4) O resultado deverá apresentar qual foi o tempo de carregamento das páginas durante os teste realizados;
Com o relatório apresentando a capacidade atual de seu site em mãos, você poderá decidir se sua campanha está pronta para ser lançada ou se há melhorias que devem ser feitas na performance de seu website, assim todo e qualquer tipo de desastre envolvendo a sua campanha será evitado.
Lembre-se que testar até a exaustão não é algo novo. O mercado automotivo faz isso com maestria, testando air bags, colunas, absorção de impacto, entre outros aparatos de segurança que visam salvar vidas. O trabalho de Stress Test é justamente isso, testar todas as possibilidades para assegurar a performance, estabilidade e resiliência de um sistema.
Deseja se assegurar que seu website está pronto?