OBJETIVO
O objetivo do Código de Conduta e Ética Profissional é direcionar e estabelecer regras de comportamento para o dia a dia, servir de orientação para as situações não citadas expressamente, bem como estabelecer critérios para garantir que, no relacionamento com todos os públicos de interesse, possamos construir objetivos de longo prazo, alinhados à ética e ao respeito aos nossos valores institucionais, desenvolvendo relações de confiança mútua e cooperação.
ABRANGÊNCIA
O Código de Conduta Ética aplica-se à Hands On Tecnologia da Informação Eireli e às empresas controladas (“Hands On” ou “Companhia”). O disposto neste Código deve ser observado por todos os administradores, funcionários, estagiários, terceiros, Diretores e representantes. Os exemplos citados para fins de explanação neste Código não esgotam as situações que podem surgir no dia a dia da Companhia.
Cabe mencionar que um Código desta natureza, que trata da ética nas relações, só pode ser legitimado nas próprias relações. Prevemos que a aplicação constante e sem exceções do que o Código de Conduta e Ética Corporativa da Hands On preconiza seja uma oportunidade para que o assunto se mantenha presente no cotidiano, aperfeiçoando as relações da empresa com todos os públicos considerados pelo Código.
VALORES
São eles os responsáveis pela definição da identidade, do jeito de ser e agir da empresa. Ao expressá-los em iniciativas e relações cotidianas, os administradores, funcionários, estagiários, terceiros, diretores e representantes estão contribuindo para a criação de valor nos relacionamentos.
- Simplicidade: Acreditamos que a simplicidade minimiza complicações e aumenta a eficiência.
- Ética e Comprometimento: Conduzimos a empresa de maneira ética e com total comprometimento de nossos profissionais.
- Relacionamento, Qualidade e Atendimento: Cultivamos uma relação duradoura baseada em relacionamento, qualidade e atendimento.
- Criatividade e Inovação: Estamos sempre em busca de soluções criativas e inovadoras para os desafios.
- Capital Humano: Respeitamos as singularidades e sonhos de cada um, pois são as pessoas que concretizam as ideias e pensamentos.
- Sustentabilidade: O bom negócio só tem futuro quando todos ganham: acionistas, administradores, funcionários, estagiários, aprendizes, colaboradores, fornecedores, clientes, parceiros e o meio ambiente.
COMITÊ DE ÉTICA
Cabe à Administração da Hands On, preservar a ética e a integridade, monitorando condutas que possam representar violação às leis ou ao Código de Conduta Ética.
Cabe ainda, à Administração avaliar riscos inerentes ao setor em que atuamos e elaborar as diretrizes com premissas que garantam o engajamento da alta administração, a constante revisão para o aprimoramento do programa, autonomia e recursos para sua execução, treinamento dos funcionários, comunicação interna e externa eficiente, processos de apuração de desvios de conduta e o estabelecimento ético de relacionamentos.
NOSSOS COMPROMISSOS DE CONDUTA ÉTICA
RESPEITO À VIDA
Devemos seguir à risca os procedimentos e normas de segurança, manter-nos vigilantes e disciplinados, sempre atentos aos riscos, cuidando uns dos outros. Temos a obrigação de parar qualquer atividade, caso desvios ou condições inseguras sejam observados.
Reforçamos a importância dos estudos de riscos e do gerenciamento de mudanças, para manter os riscos advindos de alterações em projetos, integridade de operações, procedimentos, normas, instalações, equipamentos ou pessoal dentro dos limites aceitáveis.
O gerenciamento dos elementos críticos de segurança operacional é continuamente aprimorado para prevenir acidentes e promover a saúde de todas as pessoas envolvidas nas operações.
A segurança das operações, dos funcionários e contratados, é nossa prioridade.
RESPEITO ÀS PESSOAS
DIREITOS HUMANOS
O respeito aos direitos humanos é uma obrigação ética e uma oportunidade para mudar a vida das pessoas.
Respeitamos e valorizamos reciprocamente para o desenvolvimento individual e corporativo. Priorizamos a inclusão social, a redução das desigualdades e as práticas empregatícias justas, que garantam igualdade de oportunidades para todos.
Promovemos a diversidade de gênero, racial e de identidade de gênero na gestão de pessoas, respeitando as diferenças individuais e garantindo a liberdade de expressão e de opinião. Também buscamos iniciativas afirmativas para ampliar a inclusão em nosso corpo funcional.
Fomentamos uma cultura empresarial fundamentada no respeito e na equidade. Valorizamos a contribuição única que cada funcionário traz para a Hands On.
Trate todos com respeito, incentive e ouça as pessoas que se manifestam e respeite as diferenças étnicas, de gênero, religiosas, ideológicas, culturais e demais.
TRABALHO ESCRAVO, FORÇADO, COMPULSÓRIO E/OU INFANTIL
A Hands On é contra o trabalho escravo, forçado, compulsório, e/ou infantil, e situações que potencialmente envolvem coerção, castigos sob qualquer pretexto, medidas disciplinares degradantes e punição pelo exercício de qualquer direito fundamental. Caso sejam identificadas serão adequadamente denunciadas às autoridades competentes.
- Trabalho irregular de adolescentes menores de 16 anos;
- Condições inadequadas ao trabalho e ao desenvolvimento de adolescentes de 16 a 18 anos;
- Caracterização de qualquer forma de discriminação, violência ou atentado aos direitos fundamentais de crianças e adolescentes.
COMBATE AO ASSÉDIO
Assédio é desrespeito e a Hands On adota uma política de tolerância zero quanto a esse comportamento. São vedadas a discriminação, a intimidação, ofensas ou qualquer outra forma de assédio moral, racial, religioso ou sexual. “Piadas”, brincadeiras, castigos ou mensagens ofensivas, ou discriminatórias não serão tolerados, de forma alguma. Ajude a criar um ambiente de trabalho completamente livre de assédio, evitando quaisquer ações que possam ser ofensivas, comportamentos inadequados ou que gerem constrangimento, tais como o uso de palavrões na expressão, gritos e baderna.
CONDUTA NAS REDES SOCIAIS
Estamos comprometidos com a proteção da imagem e reputação da Hands On, bem como dos nossos funcionários. Respeitamos a liberdade de expressão, a Internet livre e o poder das redes sociais, porém entendemos haver riscos e princípios básicos de comportamento social online.
- Participe das mídias sociais de forma consciente e responsável, com boa-fé, realizando suas publicações em seu próprio nome, sem associá-las à Hands On exceto quando de cunho profissional.
- Evite opiniões ou postagens agressivas, hostis, discriminatórias ou incompatíveis com seu status de colaborador da Hands On e seu cargo. Pedimos que sempre comunique à Gerência de Relações Externas caso tenha visualizado alguma mensagem com esse teor em sua rede social.
PRIVACIDADE DE DADOS
Todos têm direito ao controle sobre seus próprios dados pessoais e o respeito à privacidade e à transparência no tratamento de dados pessoais são prioridades para a Hands On. Pedimos que respeite a privacidade e o uso adequado dos dados pessoais a que tenha acesso, bem como utilize os dados pessoais sempre nos estritos limites necessários para desempenho do trabalho, conforme as instruções recebidas e com o consentimento obtido do titular dos dados. É vedada a divulgação, compartilhamento ou tratamento indevido de dados pessoais. Siga sempre o Procedimento Interno de Proteção de Dados.
RESPEITO ÀS LEIS
Estamos comprometidos com o cumprimento das leis, regulamentos e demais normas aplicáveis ao desenvolvimento de nossas atividades. Adotamos uma política de tolerância zero em relação ao suborno e à corrupção em todos os nossos negócios e atividades. Esperamos que os funcionários respeitem e obedeçam às leis e regulamentos municipais, estaduais e federais e colaborem com qualquer atividade de investigação ou fiscalização de órgãos, entidades ou agentes públicos, inclusive no âmbito das agências reguladoras e dos órgãos de fiscalização do sistema financeiro nacional.
- Procure conhecer as leis aplicáveis ao seu trabalho. Em caso de dúvida, pergunte ao seu gestor, ou ao Departamento de Compliance.
CONTRIBUIÇÃO A PARTIDOS POLÍTICOS
A Hands On não realiza contribuições a políticos e partidos políticos, nem se opõe quanto ao exercício, por parte dos administradores, funcionários, estagiários, terceiros, Diretores e representantes, desde que em caráter estritamente pessoal e sem interferência em suas responsabilidades com a empresa.
TOLERÂNCIA ZERO COM A CORRUPÇÃO
O relacionamento com agentes públicos e privados deve ser pautado por atitudes transparentes, profissionais e éticas, livre de conflitos de interesse. É nosso compromisso garantir processos transparentes. É proibida qualquer ação ou tentativa de frustrar, ou fraudar o caráter competitivo de procedimentos licitatórios. De acordo com nossa Política Anticorrupção, é vedado o oferecimento de qualquer forma de vantagem indevida a clientes, fornecedores, terceiros e a eles relacionados. Assim como qualquer forma de pressão ou solicitação por parte de agente público deve ser notificada ao Gerente de Compliance. O oferecimento de brindes, presentes ou hospitalidade pode configurar uma vantagem indevida, especialmente quando oferecida a agente público. Nenhum profissional ou terceiro relacionado à Hands On poderá prometer, oferecer ou dar, direta ou indiretamente, vantagem indevida a agente público, ou a terceira pessoa a ele relacionada, com vistas à obtenção de qualquer favorecimento, inclusive para antecipar a execução de algum ato ou serviço a que se tenha direito legalmente (facilitation payments). Não é permitido o oferecimento de qualquer vantagem a agente público com o intuito de acelerar ou de favorecer a análise de procedimento administrativo, obter licenças, autorizações, permissões ou quaisquer outras providências inerentes à função pública do agente. O pagamento ou recebimento de qualquer espécie de propina, ou suborno é vedado tanto dentro quanto fora do Brasil.
LAVAGEM DE DINHEIRO
Entende-se por lavagem de dinheiro práticas econômico-financeiras que têm por finalidade dissimular a origem ilícita de determinados ativos, de forma que os mesmos aparentam ter origem lícita. A Hands On não compactua com tais práticas e caso sejam identificadas serão adequadamente denunciadas às autoridades competentes. Desta maneira, espera-se que seja adotado o zelo constante:
- Pelo cumprimento das legislações e regulamentações aplicáveis às atividades desenvolvidas pela Hands On, bem como da auto regulamentação a que formalmente aderimos;
- Cumprimento de nossas políticas, normas e controles de prevenção e combate à lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo, corrupção, suborno e atos ilícitos de qualquer natureza.
CLIENTES
A Hands On em conjunto com seus administradores, funcionários, estagiários, terceiros, diretores e representantes entende que devem contribuir de maneira efetiva para o sucesso de seus clientes, agregando valores, propondo melhorias nos produtos e serviços prestados, por ser o caminho mais curto para tornar realidade a sua Missão. Todos devem prezar pela confidencialidade nas informações dos clientes, conforme os princípios do sigilo bancário quando aplicável; construir e preservar uma relação de confiança e sintonia; dedicar atenção especial aos assuntos de interesse dos clientes, sendo eles internos ou externos; cumprir à risca o que foi contratado e buscar, constantemente, a excelência na prestação dos serviços.
ADMINISTRADORES, FUNCIONÁRIOS, ESTAGIÁRIOS, TERCEIROS, DIRETORES E REPRESENTANTES
É característica dos administradores, funcionários, estagiários, terceiros, diretores e representantes da Hands On terem paixão em tudo o que fazem. O Grupo entende que o respeito às diferenças está no seu DNA e isso se reflete em suas atitudes e posicionamentos.
A Hands On preza pela meritocracia, transparência, diálogo aberto e reconhecimento das melhores práticas. A empresa quer equipes inspiradas, que façam a diferença e tenham coragem de expor suas ideias e percepções, sempre alinhados ao seu planejamento e contribuindo com os resultados.
A Hands On incentiva que seus administradores, funcionários, estagiários, aprendizes e colaboradores estabeleçam um equilíbrio apropriado entre o trabalho, a família e a sociedade em geral, de maneira a manter seu bem-estar profissional, social e pessoal.
RELACIONAMENTO COM TERCEIROS
Nossos fornecedores e parceiros são indispensáveis ao nosso negócio, por isso a relação com terceiros deve sempre estar fundamentada em práticas equitativas e justas. Estamos comprometidos com a transparência; por isso, é imprescindível que os terceiros contratados disponham de um perfil ético em suas práticas de gestão e responsabilidade social e ambiental. A seleção e contratação de terceiros deve ser baseada em critérios estritamente legais e técnicos.
LEIS DE DEFESA DA CONCORRÊNCIA
Trabalhamos com nossos parceiros comerciais de forma honesta, respeitosa e responsável. Conquistamos vantagens competitivas por meio de um desempenho sólido, nunca através de práticas comerciais antiéticas ou ilegais.
- Não discuta ou negocie qualquer tipo de acordo ou entendimento com concorrentes para fixar preços, praticar conluio em licitações, alocar clientes e/ou restringir oferta.
- Não discuta práticas comerciais, estratégia, custos ou preços com concorrentes, ou com seus representantes. As leis de concorrência e antitruste são complexas e muitas vezes bastante específicas. Por essa razão, em caso de dúvidas, consulte o Departamento Jurídico.
CONFLITO DE INTERESSES
Tomamos decisões de negócios com base no melhor para a Hands On, sempre considerando as expectativas de nossos colaboradores, fornecedores, parceiros, investidores e demais grupos de interesse. É nosso compromisso tomar decisões objetivas e imparciais, com base em critérios técnicos, excluindo interesses pessoais ou financeiros que possam afetar nosso julgamento. Nossos funcionários devem estar sempre alerta para garantir que suas decisões sejam tomadas de forma objetiva, e que não sejam influenciadas por seus interesses pessoais. Esteja sempre atento a situações que possam caracterizar conflitos de interesses, evitando-as, dando-lhes transparência e/ou buscando medidas de mitigação. Os negócios com Partes Relacionadas devem estar conforme a legislação vigente. Comunique imediatamente ao Gerente de Compliance sobre vínculos de parentesco ou amizade, ou qualquer outra informação que possa impedir a participação em uma tomada de decisão. Sua função ou cargo não poderá motivar obtenção, ou oferecimento de vantagem indevida. Celebre contratos em condições de mercado e os aprove conforme alçadas da Hands On.
INFORMAÇÕES PRIVILEGIADAS E INSIDER TRADING.
Estamos comprometidos com a proteção de Informações Privilegiadas e com a divulgação responsável de informações relevantes. Informação Privilegiada é toda a informação (i) que possa ser utilizada por um investidor para tomar decisões de comprar, vender ou manter em seu portfólio uma ação, ou valor mobiliário e (ii) que ainda não seja de conhecimento público.
Esperamos que nossos funcionários:
- Não transmitam informações privilegiadas a terceiros.
- Não tomem decisões de comprar, vender ou manter em seu portfólio uma ação, ou valor mobiliário com base em tais informações.
- Não utilizem Informações Privilegiadas para obter, para si ou para outrem, qualquer tipo de vantagem.
SIGILO E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Respeitamos e sempre trataremos as informações sigilosas, nossas e de terceiros, com os cuidados, rigor e sigilo adequados. Nosso compromisso é proteger nossos dados e o ambiente virtual, garantindo que as informações sejam mantidas em segurança contra roubo e perda, além de evitar vazamentos ou seu uso, ou divulgação indevidos. Esperamos que nossos colaboradores:
- Protejam nossas informações sigilosas.
- Não transmitam ou divulguem informações confidenciais a terceiros, exceto nos casos aprovados e autorizados, mediante os cuidados adequados.
EVENTOS
Caso queira divulgar sua participação em palestras, webinars e outros eventos realizados, seja nas dependências do escritório ou online, favor informar a Gerência de Relações Externas. Caso o seu material de apresentação contenha informações institucionais sobre a Hands On, encaminhe para a Gerência de Relações Externas.
CANAIS DE COMUNICAÇÃO
É responsabilidade de todo funcionário conhecer, seguir e disseminar as regras deste Código. Em caso de dúvidas, necessidade de esclarecimentos, envio de sugestões e realização de críticas, o colaborador deve procurar ajuda, caso se sinta confortável.
Fale com o seu Gestor. Se não estiver à vontade, você também pode falar com outro Gestor da Companhia, de sua confiança, procurar o Departamento de Compliance.
O mesmo se aplica caso tome conhecimento de uma potencial infração a este Código ou às nossas políticas.
O Funcionário que denunciar, de boa-fé, estará protegido contra quaisquer atos de retaliação.
MEDIDAS DISCIPLINARES
Os funcionários que descumprirem as regras impostas neste Código e em nossas políticas e procedimentos estarão sujeitos a:
- Advertência oral.
- Advertência escrita.
- Suspensão de até 30 (trinta) dias corridos e/ou rompimento do vínculo existente entre a empresa e o infrator.
Os funcionários poderão ser solicitados pelo Gerente de Compliance a interromper condutas inadequadas ou inapropriadas.
- Caso tenha alguma dúvida se uma situação é um desvio aos princípios estabelecidos neste Código, os administradores, funcionários, estagiários, terceiros, diretores e representantes poderão, antes de formalizar a comunicação da sua dúvida, buscar orientação junto à sua gerência imediata. Entretanto, o registro da comunicação no canal deverá ser feito pelos administradores, funcionários, estagiários, terceiros, diretores e representantes.
A Diretoria da Hands On é a última instância de administração do Código de Conduta e Ética Corporativa. Seus objetivos são os seguintes:
- Zelar pelo aperfeiçoamento constante do teor do Código de Conduta e Ética Corporativa do Grupo Hands On.
- Garantir que os preceitos do Código sejam referência para o processo de gestão do Grupo Hands On e que sejam respeitados no dia a dia de trabalho de cada administrador, funcionário, estagiário, aprendiz e colaborador.
- Deliberar, como órgão de última instância, sobre todas as situações que forem identificadas como desvios dos princípios contidos neste Código.
- Deliberar sobre situações atípicas não previstas neste Código ou em políticas, normas e procedimentos do Grupo Hands On, com o fito de preservar as diretrizes de ética.
Caso sejam observados, por qualquer administrador, funcionário, estagiário, terceiro, diretor ou representante, eventuais desvios a este Código, eles deverão ser reportados nos canais abaixo:
E-mail: [email protected]