Como fazer o teste de velocidade da sua internet

Internet lenta e não atende as suas necessidades?

Talvez você esteja passando por problemas que acontecem com milhares de pessoas, mas calma, vamos disponibilizar dicas fáceis de como medir a velocidade de sua internet para saber se o contratado é realmente o que está sendo entregue.

Como fazer o teste de velocidade da internet:

O teste é feito de forma simples pelo computador ou celular. Porém o mais indicado é usar um dispositivo conectado diretamente ao roteado via cabo de rede, ou seja, use um desktop ou um notebook. Com o dispositivo ja conectado, basta buscar no Google (ou outro buscador de sua preferência) por “teste de velocidade da internet” ou termos similares. Existem diversas plataformas que realizam esses testes em poucos cliques, como por exemplo: SpeedTest e Minhaconexão.

Dica: Ao digitar “teste de velocidade da internet” no Google já irá aparecer um botão “EXECUTAR TESTE DE VELOCIDADE”

O que é avaliado no teste?

As plataformas simplesmente avaliam a velocidade de download, upload e Ping.

Download: É o que normalmente compramos em nosso plano, ela indica o quão rápido as páginas de um site são carregadas, filmes e vídeos em serviços de streaming são baixados ou assistidos.

Upload: Ao contrario da anterior é a velocidade enviada de dados para outro destinatário, como subir um vídeo no youtube ou um arquivo na Nuvem (Drive), Facebook e etc.

Ping: O ping (Packet Internet Network Grouper), ou latência, indica o tempo de espera para estabelecer a conexão entre dois equipamentos em uma mesma rede. Quanto menor o Ping, mas rápida é a conexão da rede.

 

Segundo a ANATEL (Resolução nº 574/2011), as prestadoras são obrigadas a garantir valores relativos à velocidade do plano contratado, sendo eles:

 

  • 80% da taxa de transmissão média mensal.
  • 40% da taxa de transmissão instantânea — medição feita na hora.

A Hands On TI utiliza cookies que são necessários ao funcionamento adequado de suas Páginas.