Entenda como funciona todo o processo de hospedagem de site

Você já sabe que para ter um website, ou qualquer outro tipo de página na internet, é preciso que ele esteja hospedado em algum provedor, certo? Mas como deve ser feito esse processo? Por onde deve começa?

Calma, a gente explica todas as etapas neste texto. Confira:

1. Faça um planejamento do seu site

O que você vai criar? Um portal de notícias? Um blog pessoal? Um site corporativo? Vai ser uma loja virtual? Ou será um site institucional? Escolha o tipo de site e faça um planejamento de como ele será.

Você vai precisar de um profissional para criar o site para você ou o recurso de sites prontos basta ao seu propósito?

Calcule, também, qual o volume de conteúdo que será publicado no site. Determine o número de páginas, se você vai precisar de um sistema de publicação de texto para postar conteúdo frequentemente, se vai usar muito conteúdo multimídia etc.

Lembre-se que tudo isso vai influenciar na hora de escolher sua hospedagem.

2. Escolha seu domínio

3. Verifique a disponibilidade do domínio e compre-o

Depois de escolher a empresa na qual vai registrar seu domínio, verifique a disponibilidade e faça a compra. Na maioria das vezes, você poderá escolher entre fazer um pagamento anual, a cada dois anos, a cada três anos, e por aí vai. Só não pode esquecer de fazer o pagamento depois que o prazo vencer, ou seu site sairá do ar!

⇒ Registre seu domínio com a Hands-On

4. Defina a estrutura do site

Bem, a essa altura, você definiu se vai optar por um site pronto ou buscar ajuda profissional, certo? Se você escolheu a segunda opção, converse com seu programador e determine qual linguagem e construtor serão usados para o seu site.

5. Calcule o espaço em disco necessário

Quando você já tiver uma ideia melhor da quantidade de conteúdo que seu site vai ter, ficará mais fácil calcular qual o espaço em disco será necessário no servidor.

Este é um dos fatores que mais devem pesar na escolha da hospedagem, então pesquise bastante! Se estiver trabalhando com um profissional, ele também poderá indicar um bom volume de transmissão de dados e espaço em disco compatível com o seu projeto.

6. Pense em funções adicionais

As hospedagens oferecem funções extras, como pacotes de e-mail, por exemplo. Descubra quais serão úteis para você, lembre-se de dar uma atenção maior à disponibilidade que o suporte técnico vai ter para atendê-lo e à reputação da empresa.

7. Procure um provedor de confiança

Sabendo o que seu site precisa e o que o servidor de hospedagem vai ter para oferecer, pesquise as plataformas disponíveis no mercado. Depois de escolher, é só contratar o serviço e esperar a ativação!

O Hands-On tem planos de Hospedagem que atende as mais diferentes necessidades. Consulte e encontre um ideal para seu projeto!

A Hands On TI utiliza cookies que são necessários ao funcionamento adequado de suas Páginas.