Após alguns anos de estudo, o Google anunciou a mudança na priorização de indexação no motor de busca em sites via dispositivos Mobile, já que este tipo de acesso tornou-se o mais realizado nas buscas da plataforma.
A partir de Setembro/2020, o ranqueamento do Google vai priorizar a interface mobile das páginas dos sites, indexando as informações antes das buscas indexadas via Desktop afim de melhorar a experiência dos usuários que usam esta versão.
Aumento e Notificações nas pesquisas orgânicas
O Google informou que notificará os proprietários/webmasters que seus sites serão migrados para o processo de indexação via mobile por meio do Google Search Console. Os proprietários de sites verão um aumento significativo na taxa de rastreamento do Googlebot do smartphone, também será apresentada a versão móvel das páginas nos resultados das pesquisas e em cache. Os sites responsivos , com comunicação dinâmica (que possui todo o conteúdo e a marcação da área de trabalho corretos), ou seja, que sigam as boas práticas, não precisam fazer nada, pois já estarão automaticamente entre os resultados, tendo suas páginas indexadas corretamente.
Confira abaixo algumas dicas e recomendações de SEO (técnicas de otimização de sites) do Google que te ajudarão a garantir que o seu site esteja pronto para a indexação na versão Mobile (Dispositivos Móveis).
Dicas de SEO:
Título e Meta Description: É fundamental revisar os títulos e meta descriptions (descrições) das páginas do seu site também para a versão mobile, como celulares, precisam de um conteúdo mais objetivo, garantindo a leitura completa por possuírem telas menores, que dificultam mais a leitura, deixando de uma forma mais simples e objetiva.
Cuidado com CTAs e outros elementos/ícones de ação: Os CTAs (Call To Actions) ou links são extremamente importantes para manter o público alvo por mais tempo acessando o seu site e para direcioná-los aos conteúdos desejados de forma objetiva. Mas atenção, deve-se tomar muito cuidado com essas táticas nos dispositivos mobile, deixando-os sempre distantes um dos outros e facilitando a visualização do mesmo. Isso evita que os usuários cliquem por engano ou erro, prejudicando a experiência no site e, consequentemente, aumentando a taxa de rejeição de seu site.
Carregamento das páginas: Para ter páginas com carregamento rápido, invista em um layout “clean”, diminuindo as chances do usuário desistir de acessar seu site antes mesmo de entrar, tanto por impaciência com a demora do carregamento da página, quanto pela alto consumo de dados de internet na tentativa de carregar uma simples página de seu site.
Esta indexação só será válida a partir de Setembro/2020 segundo o Google informou. Ainda há tempo de correr atrás e seguir estas dicas de SEO para o seu site entrar no time de indexação Mobile do Google. Aproveite! 😉
Para mais informações, acesse: https://developers.google.com/search/mobile-sites/mobile-first-indexing