Manual de boas práticas
___
GESTÃO DO MANUAL DE CONDUTA
As lideranças têm a responsabilidade de assegurar a compreensão das informações deste Manual de Conduta e gerenciar manifestações de não conformidade aos princípios e valores desta organização. Sempre que forem identificados casos de descumprimento das orientações descritas neste Manual, eles devem ser reportados ao Departamento de Recursos Humanos e de Pessoal, para receberem tratamento adequado. As orientações aplicadas aos desvios de conduta podem ser educativas, corretivas, de advertência e até desligamento, conforme a gravidade da situação. A deliberação sobre os casos é de responsabilidade desse departamento, que garante a condução sigilosa e ética, preservando a identidade do manifestante e o encaminhamento das manifestações recebidas. Cada um de nós é responsável por apoiar os princípios da Hands On.
1.ORGANOGRAMA
https://handson-ti.bizneohr.com/people/chart?taxonomy_id=15578869
2.MISSÃO, VISÃO E VALORES
Missão
Ajudar nossos clientes a melhorar sua competitividade através da tecnologia mais adequada para o seu negócio.
Visão
Ser reconhecida como uma grande empresa em TI, e não apenas uma empresa grande em TI.
Valores
Simplicidade
Acreditamos que a simplicidade minimiza complicações e aumenta a eficiência.
Ética e Comprometimento
Conduzimos a empresa de maneira ética e com total comprometimento de nossos profissionais.
Relacionamento, Qualidade e Atendimento
Cultivamos uma relação duradoura baseada em qualidade e atendimento.
Simplicidade
Estamos sempre em busca de soluções criativas e inovadoras para os desafios.
Capital Humano
Respeitamos as singularidades e sonhos de cada um, pois são as pessoas que concretizam as ideias e pensamentos.
Sustentabilidade
O bom negócio só tem futuro quando todos ganham: acionistas, colaboradores, fornecedores, clientes, parceiros e o meio ambiente.
3. AMBIENTE DE TRABALHO
O compromisso da Hands On é manter um ambiente de trabalho respeitoso, justo, seguro, produtivo e inclusivo a todos. As lideranças devem ser exemplos dessas práticas para suas equipes e promover o seu desenvolvimento.
A organização preza pela transparência em suas ações, comunicando aos colaboradores todo e qualquer fato relevante. Essa conduta minimiza rumores e especulações, reforça o relacionamento e a confiança.
4. DIVERSIDADE E DISCRIMINAÇÃO
A Hands On respeita a diversidade. Não aceita discriminação e preconceito de qualquer natureza, como religião, cultura, nacionalidade, raça, idade, gênero, orientação sexual, estado civil, partido político, condição física e intelectual.
5. RELACIONAMENTO AFETIVO
A Hands On é contrária a relacionamentos afetivos entre os funcionários de qualquer nível hierárquico, evitando assim conflitos de interesse nos termos das políticas da empresa. Questões particulares e íntimas não devem interferir na rotina de trabalho, sejam elas demonstrações públicas de afeto ou discussões.
6.ASSÉDIO MORAL E SEXUAL
A Hands On não admite qualquer tipo de assédio moral e condutas que prejudiquem o desempenho das pessoas no ambiente de trabalho, que afetem a dignidade ou gerem um ambiente de trabalho intimidador, hostil ou ofensivo. São igualmente proibidas e consideradas condutas inadequadas atitudes como propostas ou insinuações sexuais verbais, gestuais ou físicas, bem como a prática de assédio sexual.
7. HORÁRIOS
- A jornada de trabalho tem duração diária de 08, totalizando 40h semanais;
- Todas as horas trabalhadas a mais devem ser solicitadas e autorizadas pelo gestor da área;
8. CONTROLE DE FREQUÊNCIA
- O controle de frequência é feito através do ponto eletrônico no sistema BizNeo: https://handson-ti.bizneohr.com/
- O registro do ponto de entrada deve ser efetuado após os colaboradores estarem totalmente logados e com as atividades iniciadas;
- Após o fim do expediente, todos os colaboradores devem fazer o registro do ponto;
- O registro do ponto deve ser feito inclusive nos horários de saída e retorno do intervalo de descanso;
- É de responsabilidade do colaborador efetuar o registro do ponto no horário correto de entrada.
9. DAS AUSÊNCIAS E ATRASOS
- A falta do trabalhador ao serviço enseja o desconto do dia respectivo em sua remuneração, salvo se a falta for considerada justificada;
- Toda ausência deverá ser solicitada através do sistema BizNeo e autorizada pelo gestor do departamento: https://handson-ti.bizneohr.com/absences/management/absence
- O empregado perde a remuneração do dia de repouso quando não tiver cumprido integralmente a jornada de trabalho da semana, salvo se as faltas forem consideradas justificadas (Artigo 11 do Decreto 27.048/49 CLT);
- No caso de faltas por doenças ou acidentes, é necessário avisar quanto antes aos responsáveis do setor e realizar a entrega do atestado médico ao setor de DP/RH em até 48 hora através do sistema BizNeo;
- A tolerância para atrasos é de 10 (dez) minutos e, caso ocorram, precisam ser informadas ao líder do setor imediatamente, o mesmo tempo se aplica ao excedente que será somente considerado como excedente a partir de 10 (minutos)
10. PROCEDIMENTOS INTERNOS
- Todos os colaboradores precisam estar devidamente apresentáveis, vestimenta limpa e bom estado;
- Trabalhar com barba feita (raspada), cabelos limpos e bem arrumados, unhas curtas e limpas sempre;
- Estar atentos ao uso de perfumes, tomando cuidado para utilizar a mínima quantidade possível, de forma que o cheiro não seja incomodo aos demais colaboradores;
- Uso consciente de aparelhos celulares durante o horário de trabalho;
- Ao término da jornada de trabalho, se certificar de não ter deixado o ambiente sujo e desorganizado;
- O Uso das áreas comuns tais como Banheiros, Copa, Sala de reunião deve ser de forma limpa e organizada, não deixando para trás sobras de alimentos, ou objetos não pertencentes aquele espaço;
- Não é permitido fazer refeições nas dependências do escritório, utilizar somente a Copa para esse fim;
É muito importante ter você compondo nosso time e esperamos que este manual possa auxiliá-lo em sua atuação profissional.
O Manual do Colaborador é um instrumento de fundamental importância no processo de comunicação, sendo utilizado para nortear ações, definir normas, regras, atividades e objetivos propostos pela empresa, bem como estes devem ser executados, individualmente ou em conjunto.
A Hands On, desde sua fundação em 2014, busca conduzir suas práticas com integridade, conforme as leis e os regulamentos que governam nossas atividades. O respeito pelas pessoas faz parte dos nossos valores, e este Manual foi criado para enfatizar os princípios pelos quais a empresa conduz as relações. As orientações, normas e políticas contidas aqui devem ser observadas no exercício diário das atividades daqueles que fazem parte desta organização. Cabe a todos assegurar o seu cumprimento. Esperamos que ele sirva para reforçar ainda mais a cultura corporativa com comportamentos éticos condizentes com o ambiente organizacional e estimule a prática desses mesmos princípios em sua vida particular, colaborando, assim, para a construção de uma sociedade mais justa e responsável.