O que é low-code?

Nada mais do que um software que fornece um ambiente onde os programadores usam para criação de aplicativos, ou seja, o low-code facilita, simplifica e promete criar aplicativos em um piscar de olhos, mas será que esse software realmente atende a todas as necessidades mesmo sendo mais prático? O utilitário permite que os desenvolvedores juntem aplicativos com alguns cliques e, no máximo, algumas centenas de cliques.

  • Quais benefícios das plataformas low-code para empresas?
  • O tempo de criação, desenvolvimento, implementação é menor e os custos também.
  • Ao tornar mais simples o trabalho dos desenvolvedores, podem centrar-se em outras tarefas.
  • O ambiente de desenvolvimento intuitivo e simples permite maior afinidade com o negócio, logo contribui para o alinhamento de TI com os objetivos da empresa.
  • Qualquer aplicação de negócios deve ser integrada com outras soluções corporativas. Estas plataformas resolvem facilmente a integração com outros sistemas, quer através de serviços web, APIs, quer através de outros mecanismos.
  • Preocupações com segurança:

Talvez a facilidade traga um pouco de insegurança, especialmente para aplicativos que usam dados de terceiros, mas com o desenvolvimento continuo de aplicativos fica mais simples criar fluxos de trabalho de dados seguros e mesmo os códigos baixos aderem estritamente à teoria dos sistemas normalizados.

  • Low-code vs no-code:

Low-code como citado anteriormente é uma plataforma com baixa programação, ou seja, sistemas online que permitem que se crie outros sistemas com uma programação básica. A verdade é que uma no-code platform é uma low-code platform com maior capacidade de adaptação a diferentes cenários. A ideia central que se precisa diferenciar é que a no-code platform é voltada para as necessidades específicas.

Assim, o desenvolvimento será focado exatamente para o que se deseja solucionar, por exemplo: Não é uma plataforma geral, mas, sim, muito bem pensada para casos específicos.

Quando há a necessidade de níveis mais elevados para personalizar um desenvolvimento, a no-code platform se sai muito melhor. Ela oferece mais templates e outras funções personalizadas para a necessidade em questão.

O que é preciso fazer a partir disso? Apenas incluir na montagem do aplicativo as ferramentas disponibilizadas!

Resumidamente, a tecnologia é um processo diferenciador num ambiente global competitivo e para leva-lo é necessário contar com recursos como plataformas de desenvolvimento LOW-CODE que permitem eficiência, melhorar a produtividade e responder com rapidez as mudanças, não sabe por onde começar? Entre em contato com um especialista e conheça a nossos planos exclusivos para desenvolvimento de apps e websites!

 

 

 

 

A Hands On TI utiliza cookies que são necessários ao funcionamento adequado de suas Páginas.