Sites estáticos e sites dinâmicos. Você sabe a diferença?

Os termos estático e dinâmico, estão diretamente relacionados ao modo de disponibilidade de conteúdo do site.
 
 
Mais quais são as diferenças e definições de cada um?
 
Estático

O site estático é aquele que não possui ferramentas de gerenciamento incorporadas ao site. Não possui banco de dados e a sua manutenção é muito difícil, pois é necessário usar ferramentas externas e conhecimento prévio de programação para conseguir alterar o conteúdo. São mais utilizados para landing pages e sites promocionais que não tem tanta necessidade de atualização ou quando o layout é muito específico e personalizado.
 
Dinâmico
 
O site dinâmico é facilmente gerenciado através de um CMS – Content Management System (Sistema de Gestão de Conteúdo). Suas informações estão armazenadas em um banco de dados e pode ser facilmente atualizado e corrigido pelo próprio site. Seu mecanismo de construção permite que o próprio usuário possa dar manutenção no site. Suas ferramentas são simples e fáceis de utilizar pois o CMS utiliza linguagem de programação dinâmica proporcionando fácil alteração do conteúdo.
 
As vantagens e os custos de um site estático
 
Sites estáticos têm como vantagens a velocidade de carregamento e o baixo custo de desenvolvimento, entretanto, se houver a necessidade de atualizar o conteúdo, a sua atualização torna-se cara.
 
Tecnicamente, um site estático é escrito basicamente em HTML, mas atualmente sempre terá como acompanhamento o Javascript (para dar interatividade a página e realizar funcionalidades na camada do cliente) e o CSS (basicamente, o estilo dada a página).
 
As vantagens e os custos de um site dinâmico
 
Em um site dinâmico, todo ou parte do conteúdo das páginas é carregado automaticamente através de processamento no servidor de hospedagem. Este processo é conhecido como conteúdo construído on the fly, ou seja, no momento em que a página é requisitada pelo navegador.
 
Portanto, o site depende de um CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) para disponibilizar toda esta interatividade e atualização de conteúdo pelo cliente. Geralmente o local onde o site está hospedado é o mesmo onde está o CMS, o que pode acarretar em uma hospedagem mais cara para o usuário em relação a um que é somente estático.

Ainda com dúvidas? Entre em contato com a nossa equipe para lhe ajudar a identificar qual site é melhor para você.

A Hands On TI utiliza cookies que são necessários ao funcionamento adequado de suas Páginas.