Solução para quem precisa gerenciar os ativos e chamados de TI

O GLPI é uma aplicação de gestão de serviços e gerenciamento de ativos 100% web. Foi prioritariamente desenvolvida para atender às necessidades de Gestores de TI no gerenciamento de chamados de Helpdesk e transformou-se numa poderosa plataforma de gerenciamento de ativos e serviços, provendo aos gestores informações “on time” de seus recursos físicos e humanos.

Hoje, a ferramenta é utilizada não somente para gerenciar chamados de TI, mas também para gerenciar serviços de manutenção de equipamentos, instalações prediais, projetos e contratos por Administradores, Gestores de RH, Advogados, E-Commerce, agências e empresas de desenvolvimento.

 

Principais características do GLPI:

  • Multi Usuários
  • Sistema de autenticação (local, LDAP, AD, POP/IMAP, CAS, X509…) e multi-servidor;
  • Vários idiomas;
  • Niveis de usuário;
  • Sistema de notificações sobre eventos via email;
  • Gestão de pedidos de assistência via web ou email;
  • Relatórios com gráficos;
  • Integração com OCS Inventory NG;
  • Gestão e controle de computador;
  • Gestão e monitoramento de licenças;
  • Gestão e atendimento de Helpdesk (ticketagem);
  • Inventário;
  • Licença GPL;
  • Plugins e etc…

 

Do que precisa para ter um GLPI funcionando?

Por ser uma solução web, o GLPI precisa apenas de um banco de dados em MySQL e um servidor de aplicação web que suporte .PHP na versão 5.3 ou superior.

Qualquer hospedagem com os itens acima pode suportar o GLPI. Claro, se a sua empresa fará um uso constante, recomendamos uma hospedagem dedicada, na nuvem mesmo, para que possam aproveitar melhor a performance da plataforma. Por experiência própria, evite a contratação daquela planos de varejo de hospedagem por R$ 9,90. Além de enfrentar limitações na liberação de alguns recursos, como o uso do SMTP, por exemplo, você não terá uma boa velocidade.

Posso afirmar que a maioria dos projetos nas empresas acabam não sendo aproveitados por não ter uma boa velocidade. O que gera resistência dos usuários na utilização da plataforma. Ou seja, voltam para o velho controle de todo em uma planilha Excel.

 

Como o GLPI pode ajudar a sua empresa?

Toda empresa de qualquer porte precisa de organização e controle para ser gerida. Afinal, o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado.

Algumas empresas de e-commerce utilizam o GLPI para gerenciar os atendimentos de SAC. Nele o atendente é notificado por e-mail ou até mesmo através da sua rede social e toda comunicação fica registrada. Permitindo que você acompanhe todo processo de atendimento e no final o cliente pode realizar uma avaliação do atendimento. Este e outros recursos são opcionais e você pode configurar como quiser.

Já os escritório de advocacia, estão adotando para organizar e documentar os processos. Isso mesmo. Além de um excelente gerenciados de chamados e tarefas o GLPI também possui uma gestão de ativos digitais (DAM).

 

Órgãos Públicos utilizam o GLPI para organizar além da gestão de ativos de TI o controle de solicitações de todas as suas áreas e parceiros. Assim é possível além de ter controle do processo também permite a transparência de cada projeto.

Departamentos de TI e Desenvolvimento usam o GLPI por vários motivos, o principal deles é que a plataforma foi desenvolvida com base no ITIL. Controle de Incidentes, Requisições, Mudanças, Problemas e Projetos são fundamentais para quem atua com TI. Não que as demais áreas não utilizem. Mas certamente para TI chega a ser algo além de essencial.

 

Se você precisa de ajuda para implementar o GLPI na sua empresa. Acesse https://www.handson-ti.com.br/glpi/ e solicite um orçamento agora mesmo.

A Hands On TI utiliza cookies que são necessários ao funcionamento adequado de suas Páginas.